sábado, 4 de fevereiro de 2012

Anos 60.

Com poucos recursos paroquiais, a ajuda financeira e a doação de materiais vieram da colaboração humanitária da comunidade e das indústrias locais da época, como a Mecânica Jaraguá, Medidores, Same, Vianello, Grassi e Mapri, cujo proprietário Alfredo Fuchs contribuiu fortemente com a doação de ferro não só para a construção da escola, mas também da nova igreja e da creche.






Em 1961, o então Presidente do Brasil, Jânio Quadros, sancionou o Decreto Lei para a implantação do " salário-educação", obrigando todas as indústrias a manter escolas dentro da fábrica ou pagar certa quantia ao Governo, ou ainda entrar em convênio com escolas particulares já regularmente funcionando. 


Várias empresas da região procuraram os padres lateranenses dispondo-se a subsidiar a escola administrada pela Igreja e com essa grande ajuda foi construída a primeira escola do bairro. Em 4 meses, 20 salas de aula estavam prontas para a alfabetização de 802 crianças e 20 professores lecionando no " Centro Social e Cultural Nossa Senhora dos Remédios" A administração ficou por conta do SESI até o ano de 1965 e todos os cursos eram gratuitos, mas na direção do colégio trabalhavam intensamente o Padre Guerrino e o Prof Orlando Diehl.


A partir do ano seguinte (1966), para administrar e coordenar as atividades da Escola e das orbas sociais da Ordem, utilizou a administração da ASPROMATINA fundada em março de 1957, tendo como Presidente o Padre Domingos Tonini até o ano de 64.


 Foto 1

Foto 2

Foto 3


Foto 4 

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11



Foto 12

Foto 13

Foto 14

                            
Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18


Foto 19


Foto 20

Foto 21


Foto 22



Foto 23


Se você identificou-se em alguma das fotos acima, ou lembra parte dessa história, faça um comentário. Aceitamos fotos pessoais de cada época também. 








Um comentário: