quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Anos 50

  Elvis Presley, Bossa Nova, Vinicius de Moraes e Tom Jobim, Guerra Fria, Era Getúlio Vargas. Esse foi o cenário dos anos 50 encontrado pelos padres lateranenses vindos da Itália quando desembarcaram no Brasil, para então chegar à Vila dos Remédios.

  Nesse ambiente de insatisfação e de necessidade de estruturas sociais que garantissem saúde e educação, o trabalho dos padres na região foi de fundamental importância para o desenvolvimento espiritual e educacional da comunidade. Comovido e preocupado com a falta de estrutura da única escola do bairro - comandada por D. Eugênia da Conceição, uma antiga moradora do bairro e professora que lecionava para algumas poucas crianças em um ambiente improvisado em sua residência - o padre Domingos Tonini ofereceu um espaço da paróquia para funcionar como sala de aula. Uma situação melhorada, mas ainda muito inadequada para atender todas as crianças do bairro que precisavam estudar. 

A compra do terreno aconteceu em 1958 depois de uma grande negociação com a família Ayrosa - tradicional no bairro.  Era o inicio do atual Colégio Nossa Senhora dos Remédios. 




Projeto inicial do Colégio Nossa Senhora dos Remédios, Matriz e Imediações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário